O 2º encontro, realizado no dia 23/03/2011, foi marcado pelo sucesso. Iniciou-se com uma oração e em seguida foi feita uma reflexão sobre a poesia “A escola de Paulo Freire”. A seguir, através do vídeo “Poesia – O que é Letramento” de Kate M. Chong foi possível mostrar com clareza que letramento é muito mais que alfabetização, é o estado ou condição de quem se envolve nas numerosas e variadas práticas sociais de leitura e de escrita. Prosseguindo, foram feitas as apresentações das atividades para casa o que se concluiu que não tiveram dificuldades em adaptá-las às crianças. Através do uso do livro “Alfabetização e Linguagem: Pró-letramento” e discussões, foram feitas as definições dos termos enfatizados nesta proposta; dos eixos necessários à aquisição da língua escrita; da gradação dos tons de cinza; das capacidades; da compreensão e valorização da cultura escrita; dos gêneros de textos; dos conhecimentos dos usos e das funções sociais da escrita (...). Os cursistas, em grupos, apresentaram e sugeriram ideias a respeito do quadro 1. Após o término das discussões, foi visto o valor da língua dentro de uma sociedade letrada, por meio de uma peça de teatro disponibilizada pelo grupo “Os Melhores do Mundo”; foi bastante hilário e divertida, de uma maneira simples e relaxada foi passado ao grupo o valor da língua. Em seguida, foi realizada uma dinâmica “A ciranda da Bailarina” interpretada por Adriana Calcanhoto, visando à demonstração da importância de que, por melhor que tenha sido o trabalho, e de que nem tudo é perfeito, sempre será possível fazer melhor. A consolidação das informações veio através da sensação de que todos já estavam mais conscientes de sua missão.
|
Olha a seriedade! |
|
Cartazes confeccionados pelo 4º. ano da professora Cleuza (22 de março - Dia da Água) |
|
4º ano da professora Lúcia |
|
Nossa árvore!!!
A ESCOLA
"Escola é...
o lugar onde se faz amigos
não se trata só de prédios, salas, quadros,
programas, horários, conceitos...
Escola é, sobretudo, gente,
gente que trabalha, que estuda,
que se alegra, se conhece, se estima.
O diretor é gente,
O coordenador é gente, o professor é gente,
o aluno é gente,
cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor
na medida em que cada um
se comporte como colega, amigo, irmão.
Nada de ‘ilha cercada de gente por todos os lados’.
Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir
que não tem amizade a ninguém,
nada de ser como o tijolo que forma a parede,
indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
é também criar laços de amizade,
é criar ambiente de camaradagem,
é conviver, é se ‘amarrar nela’!
Ora , é lógico...
numa escola assim vai ser fácil
estudar, trabalhar, crescer,
fazer amigos, educar-se,
ser feliz."
Paulo Freire |
Nenhum comentário:
Postar um comentário